No sistema ERP Lite Free Plus, você verá que após gerar uma NF-e, ela pode ter outros status, além do status esperado que é Autorizada.
Após clicar em Gerar NF-e, o sistema envia o arquivo XML para a SEFAZ e então, aguarda a autorização, que, normalmente, não leva mais de alguns poucos segundos para ocorrer.
Mas... e se a nota já foi gerada e ainda está aguardando autorização?
Neste caso, siga os passos abaixo onde você terá condições de avaliar o motivo.
1 - SEFAZ Indisponível
Verifique o tutorial “Status SEFAZ – WebServices” e veja se a SEFAZ do seu estado está operante:
- Caso não esteja operante, aguarde a normalização da SEFAZ (podendo até mesmo contatar a SEFAZ) ou emita a NF-e em contingência;
- Caso esteja operante, siga para o passo 2.
2 - SEFAZ em execução
Na tela principal do ERP Lite Free Plus, navegue até a o menu Arquivo/Configuração de Serviços. Verifique nesta tela se todos os serviços estão informados referentes a NF-e estão incluídos e se a coluna “Mensagem” contém alguma mensagem diferente de “Executando” ou, em branco:
- Caso não haja nenhum serviço informado, verifique o tutorial “Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)”;
- Caso os serviços estejam contidos nesta configuração e a mensagem seja “Executando”, aguarde até que essa mensagem não apareça mais (em poucos segundos, até que o sistema execute a ação, por exemplo, enviando a NF para a SEFAZ ou imprimindo o DANFE)